- Área: 4079 m²
- Ano: 2014
-
Fotografias:Zeng Jianghe
Antecedentes e Análise
A Song Feng Cui Organic Agriculture Development Co.Ltd. está localizada na vila Zhongping, na cidade de Jiangwan, em Wuyuan. Wuyuan é um dos seis antigos condados de Huizhou. Como meio projetual, a planta utiliza um modelo "rural ordenado"; os materiais da fábrica de azeite feito com semente de chá provém de vários povoados ao redor das montanhas próximos à fábrica. Ao fazer isto, não estamos somente ajudando estes povoados a sair da pobreza, mas também estamos criando uma economia circular ao redor destas montanhas. Existe uma dupla restrição neste projeto. Uma delas é a limitação dos espaços interiores da fábrica. Deve-se cumprir com os requisitos do processo de produção. A outra é o ambiente exterior. O edifício deve dar uma resposta positiva ao meio ambiente natural e entorno histórico o qual pertence.
Problemas e Soluções
O terreno se estende ao longo do rio e é estreito e comprido. Devido à dupla restrição do processo de produção e à localização, o edifício da fábrica somente pode ter uma forma alongada. A fim de reduzir a pressão que o edifício exerce no meio ambiente, seus 160 metros de comprimento e 13m de largura se dobram na forma de "Z". A cobertura possui um estilo de inclinação dupla; a altura da parte superior do teto vai de 10m a 5m.
Estrutura e Materiais
Os materiais de construção são tijolo, telhas antigas e madeiras. Os tijolos são utilizados de três formas principais, autoportante, como espaço de contenção e isolamento. A madeira é utilizada principalmente na cobertura. As telhas são utilizadas para o isolamento e também são o vínculo visual entre os edifícios antigos e novos.
Cor e Visual
Os tijolos e a madeira utilizados em ambas as paredes exteriores e interiores não possuem nenhum tipo de pintura. Com exceção de algum único espaço que requereu pintura branca. A maior parte dos tijolos antigos e da madeira apresentam as marcas que o tempo deixou no edifício. As cornijas do edifício são chanfradas.
O preço da reutilização dos materiais antigos é pequeno, mas a sua manutenção custa muito dinheiro. Por tanto, não é mais barato que utilizar novos materiais, mas vale a pena fazê-lo pelo seu valor ecológico e social. Atualmente na China, somente foi possível reutilizá-los graças à consciência dos proprietários e desenhadores. Entretanto, é difícil promover a sustentabilidade somente por consciência. Ainda necessitamos do apoio do governo ou dos regulamentos locais.
Ecologia e Proteção Ambiental